logo

Já conhece a Imperium? A nossa nova aplicação de gestão de recursos humanos!

Organização de Documentos

Organização de Clientes

Organização de funcionários

Todas as funcionalidades da aplicação podem ser alteradas e adaptadas às suas necessidades.

Saiba mais

info@ib6.pt.com
219203711

Notebook ou desktop, qual o melhor para si?

Não são poucas as pessoas que ficam em dúvida na hora de investir num novo computador. Actualmente, qual a melhor escolha: um Notebook ou um Desktop? Ambos têm vantagens e desvantagens para o uso no dia a dia. Temos algumas dicas para lhe proporcionar uma boa compra.

De forma geral, podemos dizer que os PCs de mesa, ou desktops, são mais indicados para quem procura uma máquina de alto desempenho, enquanto um notebook é o computador perfeito para quem precisa de mobilidade e portabilidade, para estudar e trabalhar em diversos lugares com facilidade.

 

 

Notebook – Atualmente, o mercado de notebooks é bastante amplo e tem opções para diversos usos e carteiras. Uma das grandes vantagens é a facilidade para começar a utilizá-lo assim que você tira o computador da caixa. Ele não requer cabos, periféricos ou outros dispositivos, apenas o cabo para conectar à energia quando necessário.

Praticamente todos os modelos à venda contam com múltiplas portas USB e compatibilidade ampla com outros equipamentos, além da conexão Wi-Fi e Bluetooth, para utilizar fones de ouvido e periféricos sem fio.

Se você precisar de levar o notebook para fazer uma apresentação, não será difícil encontrar um cabo USB-C ou HDMI para conectá-lo a um monitor ou a uma TV.

Para trabalhar em casa de forma mais confortável, sem ficar curvado em cima de um monitor pequeno, você pode investir também num monitor, teclado e rato, utilizando o notebook como uma máquina de mesa ou como segundo ecrâ, “ampliando” a sua área de trabalho. Dessa forma, o seu computador permanece portátil, apenas sendo preciso desligar os cabos para levá-lo onde precisar ir a seguir.

Existem desde computadores de entrada, para atividades básicas, como Internet, vídeos, texto e e-mail, até os notebooks destinados a “Gamers” e a profissionais, que vêm equipados com mais memória RAM e processadores de última geração.

No entanto, processadores como o Intel Core i9 e o AMD Ryzen 9, os mais potentes do mercado, exigem muito mais energia para funcionar, o que implica em mais aquecimento e na necessidade de sistemas de Arrefecimento (Coolers) mais potentes, que não cabem facilmente num computador portátil.

Ainda assim, já existem algumas opções de notebooks gamers equipados com esses processadores, com  o ponto negativo de serem mais pesados, maiores, e com um arrefecimento mais completo a acompanhar.

Desktop – Pensando num Desktop, as principais vantagens são ter disponível o melhor desempenho com o menor gasto possível e a facilidade em realizar manutenções e actualizar o seu computador.

Por ser mais personalizável, com peças e componentes de diversas marcas e modelos, um desktop geralmente vai ter preço menor, em comparação com um notebook de configuração similar, seja na compra de um computador a pronto ou na montagem de uma máquina especialmente para as suas necessidades com escolha de peças feita por si.

E falando em personalização, com um desktop, o utilizador pode investir mais recursos nos componentes que fazem mais sentido ou que entregam mais performance para o seu uso, aumentando a capacidade do seu PC a gosto, enquanto a personalização de notebooks é mais complicada, com menos oferta de peças e substituições, não sendo também tão amigo dos utilizadores.

Por permitir uma combinação de processador mais potente com mais memória RAM e unidades de armazenamento, os desktops são mais indicados para os gamers que jogam títulos competitivos ou que procuram alto processamento gráfico, e também para editores de imagens e vídeo, designers, arquitectos, engenheiros e profissionais que precisam de eficiência e desempenho.

Por outro lado, um utilizador que migra de um notebook para um desktop vai precisar investir num monitor, teclado, rato, caixas de som e outros periféricos, juntamente com a máquina no gabinete. É preciso levar esse custo em consideração.

Para fazer uma boa escolha, é só seguir os passos do nosso artigo.