O Que é uma #HASHTAG?
Vamos aprender…
Para que possa apreender o que são as Hashtags, vamos começar por explicar o sentido da palavra. Hashtag em inglês (a maioria das palavras na linguagem da internet têm origem no inglês) significa etiqueta, rótulo. E etiqueta é algo que usamos em objectos, mercadorias, arquivos, etc, para nos auxiliar na identificação dos objetos.
As Hashtags são etiquetas que não aparecem no ecrã do computador, mas que servem para orientar alguém.
Quem? Os Robôs que são os programas dos motores de busca e que vasculham as páginas da web e recolhem as informações contidas nessas etiquetas. Por exemplo, uma das informações que ele recolhe é o título da página, a qual precisa estar devidamente etiquetada, para que o robot “saiba” o que ela contém.
O robot é um programa e, nestas circunstâncias, é instruído a recolher as informações que estão contidas dentro das etiquetas. Para ser mais específico, no exemplo do título, ao entrar na página, ele depara-se com várias instruções, e uma delas é a seguinte: Title. Isto significa que o nome da etiqueta (tag) é title (=título). Vamos supor que o título da página seja “Comunicação gráfica e Digital”.
A Tag título ficará assim: “Comunicação gráfica e digital”
O Robôt vai enviar para o banco de dados do Motor de busca que a etiqueta “título” tem o seguinte conteúdo: “comunicação gráfica e digital”. No banco de dados esta informação será usada, juntamente com outras, para classificar a página e colocar a página numa ou várias listas. A parte descrita acima provavelmente não viu, mas no ecrã do seu computador vai aparecer uma lista com os resultados que o robot já tinha classificado como tendo mais probabilidade de satisfazer a sua procura.
Se prestarmos atenção percebemos como não é fácil aparecer numa pesquisa num motor de busca. Os resultados apresentados aparecem sempre desta forma: “RESULTADO 1-10 DE APROXIMADAMENTE (TANTAS MIL) PARA “COMUNICAÇÃO GRÁFICA E DIGITAL”
Aquelas tantas mil que aparece é o numero de páginas existente para aquela palavra que você escreveu. Só para ter uma ideia de como uma grande parte dos websites não aparecem nos motores de busca.