O Fenómeno Google
O fenómeno Google: no que se baseia o Google. quais as características dessa empresa, como o Google se transformou numa potência na Internet.
Bastou a junção de um estudante russo com um americano , num dormitório da Universidade de Stanford, para surgir uma das maiores, se não for a maior, solução de tecnologia do século. A dupla Sergey Brin e Larry Page soube usar a tecnologia da informação para criar produtos e soluções sem igual. Nasceu então o fenómeno Google.
Qual o segredo para tanto sucesso? Inovação. Desde que o Google começou a fazer serviços de busca, que era uma área mal-explorada na época, a empresa não parou de inovar. Um dos “truques” da Google é a compra de startups, empresas pequenas e inovadoras. Foi assim com a Akwan, uma empresa brasileira que foi comprada pelo gigante das buscas em julho de 2005.
Gmail, Hi5, Youtube, Google News, Google Earth, Blogger… É quase impossível dizer todas as ferramentas ou serviços que o Google possui, pois o seu grau de inovação é extremamente alto.
Se você acha que os serviços são inovadores, é porque não conhece a empresa em si. Nada de rotinas, chefes com caras feias e stresse; a moda é a informalidade. Trotinetes e bicicletas circulando livremente, mesas de bilhar e partidas de hóquei às sextas-feiras são algumas coisas que fazem parte da rotina da empresa. Até os animais de estimação são bem-vindos.
Podemos resumir o Google numa coisa: pacote de sucesso. A empresa conseguiu juntar tecnologia, inovação, ambiente de trabalho dos sonhos de qualquer um e dinheiro, muito dinheiro. Sem dúvidas, isto parece ser um pack que serviria para qualquer empresa que estivesse a começar. Mas aí é que está a questão: sempre o mais bem-sucedido é quem cria as ideias primeiro, quem inova, assim como Brin e Page ou Bill Gates. Com certeza, se alguém copiasse o Google por completo hoje, talvez não tivesse o mesmo sucesso, pois a inovação é fundamental, e isto não pode simplesmente ser copiado.